Ads 468x60px

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Resumo do filme, “O que é isso Companheiro!


Por: Odemir Silva[1]

Atividade Acadêmica Apresentado por: Igor M. Carneiro, Cursando o 3º Ano do Ensino Médio na disciplina de Sociologia na Escola Estadual Maria Regina Demarchi Fanani.

 “O Que É Isso, Companheiro?", conta a história em 1964, quando um golpe militar derruba o governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas, é promulgado em dezembro de 1968 o Ato Constitucional nº 5, que nada mais era que o golpe dentro do golpe, pois acabava com a liberdade de imprensa e os direitos civis. Neste período vários estudantes abraçam a luta armada, entrando na clandestinidade, e em 1969 militantes do MR-8 elaboram um plano para sequestrar o embaixador dos Estados Unidos (Alan Arkin) para trocá-lo por prisioneiros políticos, que eram torturados nos porões da ditadura.

·          Situação Política na época:
A situação política da época era pesada e todos que se opunham ao
Regime do governo era torturado em porões.
Esse regime era conhecido como “Ditadura Militar”, que começou com o
Presidente João Goulart e se aprofundou com o conhecido Getulio Vargas.

·         Situação mais crítica da Ditadura:

Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também. Enquanto isso a oposição ganha terreno com o surgimento de novos partidos e com o fortalecimento dos sindicatos.

Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para
presidente naquele ano. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.
Era o fim do regime militar. Porém Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.  

                        Evento, Local e Atores Sociais da época:
                                          Principais Pessoas:

·         Gal Medici;
·         Geisel;
·         Figueiredo;
·         Estudantes.
                                     Eventos:

·         As torturas;
·         Golpes econômicos;
·         Política rigorosa;
·         AI5.
                                    Local:
Ocorreu em Todo o Brasil, portanto mais acentuado no eixo RIO-SÃO PAULO.


[1] Docente das Disciplinas Sociologia e Filosofia

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...