Ads 468x60px

domingo, 7 de abril de 2013

Aspectos sociológicos na música de Renato Russo





Dia 15/03/2013 foi realizada  a  primeira oficina na Escola Vila São Pedro. Participaram dos trabalhos: Cida, Odemir, Jorge, Suzette e André, todos estudantes do curso de Ciências Sociais na  Universidade Metodista.

Também contou com a presença de Rosi Bueno (coordenadora), da professora Zélia de Língua Portuguesa e dos estudantes integrados no projeto.  Entre os estudantes estavam presentes alguns que integram o Projeto Jornal Mural.

A Oficina teve início por volta da 10:30 horas com a fala do Jorge que apresentou o conceito de linguagem jornalística cujo elemento fundamental é o Lide. Trata-se da abertura da reportagem na qual encontramos as respostas básicas referentes ao assunto: quem fez o quê e quando, seguindo-se depois as explicações como, onde e por quê.

Em seguida, foi executada a música Faroeste Caboclo de autoria de Renato Russo.  A execução foi por meio de um vídeo postado no YouTube no qual os estudantes puderam acompanhar o vídeo e, simultaneamente, a letra. Durante a apresentação, o estudante Gustavo acompanhou a música tocando sua guitarra.


O estudante Gustavo no acompanhamento solo da música Faroeste Caboclo

Após a execução da música a professora Zélia pontuou que a canção apresenta  uma narrativa, ou seja, uma história. Por meio de um diálogo mediado, os alunos produziram oralmente o lide para a história contada na música.

Na sequência,  Odemir apresentou uma análise sociológica da música  junto ao alunos.

Após a oficina  Suzette e André se reuniram-se  com os  alunos para discutirem uma pauta para o Jornal Mural.

Na próxima sexta-feira, 22  a às 10:00 horas será realizada a segunda oficina. Os trabalhos serão conduzidos por Odemir. A proposta é apresentar aos alunos o que é um Grêmio Estudantil, quais os objetivos do grêmio, estatuto, organização. Pretende-se discutir essa temática dentro de um contexto sociológico. Detectou-se que na escola Vila São  existiu um grêmio mas o mesmo não está mais em funcionamento. 

As fotos estão disponíveis no perfil do Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...