Ads 468x60px

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Biografia de Detonautas Roque Clube

A história do Detonautas Roque Clube se mistura com o com o início da febre da internet no Brasil, em 1997. Tico e Eduardo se conheciam apenas virtualmente: freqüentavam a mesma sala de bate-papo. Tico morava em Copacabana (RJ) e o mineiro Eduardo Simo administrava uma pousada em Ilhéus (Bahia).

Certo dia Tico apareceu na sala perguntando se alguém ali tocava algum instrumento. Eduardo respondeu e passou a ser conhecido por seu nick das salas de bate-papo: Tchello.

Começava aí a carreira do grupo. Após o encontro dos dois precursores no Rio de Janeiro, a banda passou por diversas formações, inclusive tendo vários integrantes também recrutados via internet. Com tal proximidade nesse tipo de mídia, nada mais natural que o nome da banda viesse a refletir o fato, e depois de algumas sugestões chegaram a Detonautas, junção de detonadores + internautas.

No início a banda refletia toda a sua irreverência em letras como Quero Voltar Para o Saco do Meu Pai, o que trazia grande identificação com o público adolescente e ajudou a popularizar a banda no underground carioca.

Graças à insistência principalmente de Tico Santa Cruz e à providencial ajuda de Gabriel Pensador, amigo de Tico, os Detonautas foram conseguindo seu espaço, primeiro nas rádios e depois amadurecendo na estrada, mesclando apresentações em locais de boa estrutura em outros nem tanto, mas que serviram para dar cancha e experiência. Depois de muita batalha, que incluiu a famosa peregrinação com a demo embaixo do braço, finalmente a chance: após muitas idas e vindas, a Warner Music do Brasil contratou a banda e remixou e lançou o CD, de cara um grande sucesso.

Com dois CDs lançados, Detonautas Roque Clube (2002) e Roque Marciano (2004), a banda foi marcada pela violência em 4 de junho de 2006, quando o guitarrista Rodrigo Netto foi assassinado num assalto no Rio de Janeiro. Apesar disso, a banda permanece firme e segue para o lançamento de um livro e do terceiro CD.

O Detonautas traz no currículo a abertura de shows para bandas de peso como Red Hot Chili Peppers e hoje conta com a seguinte formação: DJ Cleston nos scratchs e percurssão, Fábio Brasil na bateria, Tchello no baixo, Renato Rocha na guitarra e o incansável Tico Santa Cruz nos vocais.

O Dia Que Não TerminouComposição: Tico Santa Cruz

Me sinto tão estranho aqui
Que mal posso me mexer, irmão
No meio dessa confusão
Não consigo encontrar ninguém
Onde foi que você se meteu, então?

Tô tentando te encontrar,
Tô tentando me entender,
As coisas são assim

Meus olhos grandes de medo,
Revelam a solução, a solução
Meu coração têm segredos
Que movem a solidão, a solidão

Me sinto tão estranho aqui,
Diferente de você, irmão
A sua forma e distorção,
Não pareço com ninguém, sei lá
Pois eu sei que nós temos o mesmo destino, então 

Tô tentando me encontrar,
Tô tentando me entender,
Por que tá tudo assim?

Quem de nós vai insistir, e não
Se entregar sem resistir, então
Já não há mais pra onde ir
Se entregar a solidão e não

Um comentário:

  1. Achei essa postagem enquanto procurava conteúdos do Detonautas.
    Muito boa a música!
    Abraço,
    Banda Zero9
    www.bandazero9.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...