Ads 468x60px

terça-feira, 9 de abril de 2013

“Queixo-me às rosas, mas que bobagem! As rosas não falam!”

Por Vanda Fernandes Massa

A história desta canção é muito curiosa. Um dia Dona Zica, esposa de Cartola, recebeu de presente um ramalhete de rosas. Plantou no fundo de seu jardim e no dia seguinte ficou surpresa ao ver que muitas rosas já haviam desabrochadas. Chamou Cartola e perguntou para ele sobre o fato. O poeta respondeu que não sabia, afinal, as rosas não falam!


Após dizer isso, Cartola percebeu que poderia fazer uma letra e ficou com aquela frase na cabeça. Pegou seu violão e em poucos minutos a música já estava pronta.

Cartola, álbum de 1976
A história é engraçada, mas só se transformou em música porque aconteceu com um gênio chamado Cartola. Mesmo sem estudo, o compositor sempre teve um facilidade enorme para fazer canções de amor e sambas bastante realistas.
As rosas não falam é uma de suas maiores obras. Foi cantada por muitos cantores e já apareceu em três novelas. Tudo isso é uma prova de que as composições de Cartola são eternizadas. Talvez o samba não seja  tão forte como era na época dele, mas ninguém pode dizer que ele morreu.
A letra da canção não tem muito a ver com a história que inspirou o compositor. Na canção, 
um homem está desconsolado por não ter o amor de sua amada. Resolve queixar-se para as rosas, entretanto as queixas não adiantam em nada, afinal as rosas não falam.
Quem gosta de samba, poesia e romance não pode deixar de ouvir Cartola. Para ser ainda mais honesto, NINGUÉM pode deixar de ouvir Cartola.
As Rosas Não Falam (Cartola)

Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão enfim

Volto ao jardim
Com a certeza que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar para mim

Queixo-me às rosas, mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti

Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
por fim


Vejam o que este grande cantor e compositor fala sobre a cultura e a música, neste vídeo sobre esta música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...